Por que é importante ter um Controle de Manutenção?

Também conhecido como PCM (Planejamento e Controle de Manutenção), é um conjunto de ações que possui o objetivo de preparar, programar e verificar os resultados das atividades de manutenção.
Não só o controle, mas como também o planejamento são importantes para sua empresa pois podem determinar o sucesso dela, uma vez que recursos mal conservados podem interromper as operações de uma linha de produção, levando a empresa à grandes prejuízos.
Com um PCM bem aplicado você terá vários benefícios como: aumento da qualidade e da produção, segurança, redução de custos e obter indicadores de manutenção.
Temos 3 tipos de manutenção, que resumidamente podemos definir como:
Manutenção Corretiva acontece quando um equipamento perdeu ou diminuiu sua capacidade produtiva.
Manutenção Preventiva, realizada regularmente em uma peça de equipamento para diminuir a probabilidade de falha.
Manutenção Preditiva é uma técnica que utiliza ferramentas e técnicas de monitoramento de condições para rastrear o desempenho do equipamento durante uma operação.

Por que ter uma planilha para controlar?

A planilha permite você fazer o acompanhamento das manutenções e calibrações de instrumentos, tendo dados suficientes para montar seu planejamento. A planilha possui gráficos para identificar rapidamente meses com maiores despesas e também analisar as frequências de manutenção / calibração.


Lançamos a versão 2.0!

Confira as novidades:

  • Visual ainda mais moderno
  • Mais controles
    • Resumo dos eventos
    • Calendário dos eventos
    • Dashboard com controle de orçamento e comparação com mês anterior.
  • Exportação de relatório em PDF

Veja como ficou a nova versão:

Utilizando a planilha

Cadastros

Sua primeira ação na planilha deve ser efetuar os cadastros. Ao clicar em “Cadastro” no meu superior, a tela de cadastro dos equipamentos será aberta. No exemplo abaixo, fiz o cadastro de 2 instrumentos e 3 equipamentos. Não é necessário informar o nome do Fabricante, pois não irá afetar o funcionamento da planilha e serve apenas para utilização de filtros nessa tabela quando você estiver buscando algum cadastro.
Defina a frequência de calibração em meses. Essa informação será utilizada para te informar se determinado equipamento precisa ser calibrado, fazendo o cálculos a partir da última calibração.

Note que temos duas seções de Cadastro. Ao clicar em “Cadastro 2”, que está abaixo do menu superior, você poderá definir as suas classificações de Calibração e Manutenção, como também determinar seu orçamento mensal para cada ano.

Lançamentos

Faça agora os lançamentos dos eventos de manutenção e calibração clicando em “DADOS” no menu superior. Limitamos à 10.000 lançamentos, porém pode alterar essa configuração facilmente.
Coluna Data: Insira a data no formato dd/mm/aaaa.

Coluna Código de Equipamento: Nesse campo, você não deve digitar o código. Basta clicar na célula, clicar na setinha ao lado para abrir as opções de equipamentos que já cadastramos.

Coluna Nome de Equipamento/Instrumento: Nesse campo, você não deve fazer nada. Com a escolha do código na coluna anterior, o nome já será exibido automaticamente.
Coluna Atividade: Clique na célula, depois na seta e escolha entre Manutenção ou Calibração
Coluna Classificação: Clique na célula, depois na seta e escolha as opções. Esses cadastros são extraídos da tela de Cadastros 2.

Relatórios

Ao clicar em “RELATÓRIOS” no menu superior, será exibido a tela de Relatórios 1. Nessa tela, não é necessário inserir nenhum dado novo.
Na parte superior, você terá a informação do último evento realizado e qual foi o equipamento/instrumento.
A tabela representa um resumo dos eventos, mostrando informações de última calibração, próxima e seu status e a última manutenção realizada. Se a calibração estiver vencida, irá aparecer um alerta na linha do instrumento.
Caso queira enviar esse quadro, você pode clicar em “GERAR PDF”, que será gerado um arquivo pdf na pasta do arquivo excel.

Ao clicar no botão “RELATÓRIOS 2” será exibido uma tela com o calendário dos eventos realizados. Caso tenha ocorrido algum evento no mês, a célula ficará com a cor azul. Você poderá escolher ver os eventos de Calibração ou Manutenção, ou ainda, selecionar o ano. Nessa seção, você também pode exportar para PDF.

Dashboard

Ao clicar me “DASHBOARD” no menu superior será exibido o painel de controle. Nos 3 cards superiores, as informações são referentes ao mês atual. No primeiro, os custos e uma rápida comparação com o mês anterior. Como está a atualização do orçamento do mês o por último, a quantidade de registos.
Logo abaixo, temos o controle de custos do ano, sendo detalhado mês a mês. As cores diferentes indicam: azul para manutenção e cinza claro para calibração. Você pode escolher o ano que quer visualizar os dados de custos. Essa escolha do ano não afeta os cards superiores, que são sempre informações do mês atual.

Faça o download da versão DEMO ou compre a versão completa

Planilha de Manutenção e Calibração
Downloads: 10173

Fazer Download
Comprar a versão completa