Controlar o gasto de combustível do seu carro, pensando em economia financeira, principalmente dentro da atual situação econômica, é o principal motivo que leva as pessoas a começarem a utilizar uma planilha de controle de gasto de combustível. Mas as pessoas anotam os dados, fazem os cálculos para ver  se gastaram mais ou menos combustível, quantos reais economizaram ou gastaram a mais… e esquecem das outras vantagens que uma planilha de controle oferece.

O que uma planilha de consumo de combustível pode proporcionar?

Uma boa planilha permite mais do que só controlar gasto com combustível e economia financeira. É possível acompanhar o funcionamento do carro, verificar se está bem regulado, se os pneus estão rodando bem calibrados, como cada tipo de combustível está refletindo no consumo, se precisa de alguma manutenção periódica.

Você pode também verificar se as rotas que mais utiliza são as mais práticas e econômicas. Estudando o consumo de combustível. Rotas onde a distância a ser percorrida é menor mas o trânsito é mais lento, forçando o carro a trabalhar mais em marcha lenta, aumentam o consumo e o desgaste das peças do carro.

Também, quando se você controla em quais postos você está abastecendo e como é o rendimento do carro após o abastecimento, mostra onde você deve abastecer e, principalmente, onde não deve. É uma grande proteção para o seu carro e seu bolso. Não pense que combustível adulterado, de má qualidade, não afeta seu carro apenas enquanto está em no tanque. Ele pode causar danos bem maiores, principalmente na vida útil do motor do carro e seus componentes, ressecando mangueiras, entupindo válvulas e desregulando funcionamento do motor.

Quanto a parte financeira, em algumas cidades os preços quase não apresentam grande variações de posto para posto. Na verdade, alguns nem mesmo variam os preços. E sempre onde é bem mais barato, a desconfiança de se tratar de combustível adulterado é bem grande.

O que você precisa fazer sempre na planilha de consumo de combustível?

Lembre-se que uma planilha apresenta cálculos com base nos dados que você preenche. Por isto, tome cuidado quando for preenche-la. É comum a gente esquecer de anotar um abastecimento, ainda mais quando o carro tem mais de um motorista.

Deixar a planilha com acesso fácil e avisar aos outros motoristas do uso da planilha é uma boa ideia.

Sobre a planilha

A planilha foi desenvolvida pela Camila Rodrigues (perfil do LinkedIN) em uma contribuição para o site Zeplanilha.

Planilha de Consumo de Combustível
A planilha de consumo de combustível é totalmente gratuita!

Planilha de Controle de Combustível

Fazer Download (baixado 1361 vezes)