Planilha de Fluxo de Caixa

9 minutos de leitura

O que é Fluxo de Caixa?

Para que esse controle financeiro funcione corretamente, você deve primeiramente inserir todos os dados de movimentação financeira. Mesmo dados básicos como os gastos necessários para quitar as contas de energia da empresa, eles devem ser sempre lançados na planilha de fluxo de caixa. 

Se possível, diariamente. Assim, quanto mais detalhado for o fluxo de caixa, melhores e mais eficazes serão seus resultados.  

 

Imagem do Dashboard da Planilha de Fluxo de Caixa

Nossa planilha de fluxo de caixa com dashboard oferece uma interface moderna e limpa para gerenciar as finanças de sua empresa de forma eficiente. Acesse todas as informações importantes em um único lugar e faça planejamento orçamentário preciso com facilidade.

Dashboard da planilha de Fluxo de Caixa
Vídeo do funcionamento da planilha de fluxo de caixa
YouTube Player2
Play Video about Thumb do Vídeo de Fluxo de Caixa

Comprar Planilha Completa

A versão completa (paga) é enviada totalmente desbloqueada. Portanto, permite sua total edição, como inserir logotipo da sua empresa, alterar títulos, alterar fórmulas, cores, etc. 

Para quem adquirir a versão paga, temos uma seção de ajuda com vídeos tutoriais explicando passo a passo o funcionando da planilha. Temos também vídeos a partir de perguntas frequentes de clientes que já compraram a planilha e que nos enviam.

Benefícios de utilizar a planilha de Fluxo de Caixa

Com a organização obtida com a implementação do fluxo de caixa, teremos consequentemente alguns benefícios diretos.

Gerenciamento preciso das finanças da empresa

Uma planilha de fluxo de caixa permite acompanhar e gerenciar as entradas e saídas de dinheiro de sua empresa de maneira precisa e organizada. Isso lhe dará uma visão completa e atualizada das finanças de sua empresa, o que pode ajudá-lo a tomar decisões estratégicas e a planejar orçamentos com precisão.

Acompanhamento de todas as transações

Ao acompanhar todas as entradas e saídas de dinheiro de sua empresa, irá permitir identificar problemas e possíveis obstáculos antes que eles aconteçam, dando-lhe tempo para tomar medidas corretivas e minimizar os riscos financeiros.

Monitoramento dos ganhos e despesas

Ao monitorar os ganhos e despesas de perto, você poderá identificar tendências e padrões que podem indicar problemas ou oportunidades. 

Identificação de áreas para economizar dinheiro

Ao ter uma visão clara das finanças da empresa, você poderá identificar áreas onde pode economizar dinheiro, como reduzindo custos ou aumentando a eficiência. Isso lhe permitirá tomar medidas para minimizar os riscos financeiros e maximizar os lucros.

Utilizando a nossa planilha de Fluxo de Caixa

A planilha já está toda estruturada com as fórmulas prontas. Dessa forma, você precisa fazer apenas os lançamentos. Contudo, para que os controles funcionem corretamente, é também necessário você efetuar alguns cadastros básicos, como nomes de clientes, bem como o nome dos fornecedores. Mas fique tranquilo que iremos te auxiliar detalhadamente cada parte da planilha logo abaixo.

Conceitos

Plano de Contas

É a lista de contas que serve para registrar as atividades de uma empresa. Representado pela aba Cadastros

Receitas

É todo dinheiro proveniente da venda ou prestação de serviço de uma empresa. É lançado na aba ENTRADA.

Despesas

É todo dinheiro despendido pela empresa para manter suas operações. É lançado na aba SAÍDA

Configurações Básicas

Antes de tudo, ao abrir a planilha de fluxo de caixa preencha o nome da empresa, nome do responsável e também o valor inicial em que inicia o controle.
Logo depois, clique em “CADASTRO” no menu superior e faça o cadastro das contas de receita e despesa no plano de contas. A planilha já está com alguns valores preenchidos como sugestão, mas você poderá apagar (utilize o “DELETE”) o texto e preencher conforme sua necessidade. Além disso, faça o cadastro dos clientes e fornecedores antes de registrar as entradas ou saídas.

Cadastro do Plano de Contas

Lançamento das Receitas (entradas)

No menu superior, clique em “ENTRADA” e inicie o preenchimento das suas receitas. Nas colunas de “Plano de Contas” e “Cliente”, não é necessário digitar. Basta apenas clicar na célula e escolher nas opções os registros que você já cadastrou (etapa anteriormente explicada). Para a coluna “Descrição”, você poderá incluir observações importantes. Caso a operação já tenha sido paga, indique o status “PAGO”. Você precisa indicar esse status para que a planilha considere o valor nos cálculos.

Lançamento de Entradas

Lançamento das Despesas (saídas)

No menu superior, clique em “SAÍDA” e inicie o preenchimento das suas despesas. Para as colunas “Plano de Contas” e “Fornecedor”, escolha as opções clicando na célula. Se a operação estiver finalizada, então selecione “PAGO” para o status.

Lançamento de saídas

Acompanhamento Diário

No menu superior, clique em “FLUXO DIÁRIO” para que seja exibido o acompanhamento diário do seu fluxo de caixa. Logo depois, escolha o mês. Quando estamos nesse nível (análise do diária), apenas as operações do dia são consideradas.

Acompanhamento Diário

Dashboard

Por fim, nesse painel você poderá acompanhar a saúde financeira da sua empresa de forma prática e rápida, através da tabela resumo e dos gráficos. Nessa seção, não é necessário configurar nada pois tudo funciona de maneira automática, recolhendo os dados que você inseriu em outras abas e trazendo de forma resumida para a sua gestão.

Dashboard

Quer testar nossa planilha? 

Compre agora!

Conhece a versão PROFISSIONAL?

Temos uma versão PROFISSIONAL da planilha de Fluxo de Caixa. Conheça alguns dos recursos:

Fazer projeção de valores, assumindo status “EM ABERTO”DRE prontoArmazenamento de dados de 2020 a 20307 Dashboards no totalFiltros por ano, conta bancária, centro de custo, forma de pagamento

Perguntas Frequentes

A criação de um fluxo de caixa é essencial para qualquer negócio. Ajuda a saber de onde vem seu dinheiro, quando ele está chegando e quanto você tem que gastar. Para começar, é importante criar uma planilha com todas as suas receitas e despesas. Isto lhe dará uma imagem clara do que você tem e do que precisa. Uma vez criada sua planilha, você pode começar a orçar quanto você pode gastar em cada despesa. Você também deve criar um compromisso com você mesmo para manter-se fiel ao seu orçamento e acompanhar seu progresso. Também é importante rever regularmente seu fluxo de caixa, para garantir que ele seja preciso e atualizado. Ao fazer isso, você pode ter certeza de que seu negócio está funcionando financeiramente da maneira mais eficiente possível. Estabelecer um fluxo de caixa é fácil de fazer e é uma parte essencial para administrar um negócio de sucesso.

Ter uma planilha de fluxo de caixa em sua empresa significa ter o conhecimento da origem de todo o dinheiro recebido e do gasto na empresa e dessa forma. Portanto, significa ter mais organização. Segundo o Sebrae, um bom fluxo pode ajudar até em reverter situações negativas enfrentadas pela empresa.

Compartilhe!
28 Comentários