O fluxo de caixa é todo o dinheiro envolvido em sua empresa. É através dele que se faz uma análise de todo o dinheiro que entra na empresa, e todos os gastos necessários para manter a empresa funcionando. Para que esse controle funcione corretamente, você deve primeiramente inserir todos os dados de movimentação financeira.
Mesmo sendo dados básicos, como os gastos necessários para quitar as contas de energia da empresa, os dados devem ser lançados frequentemente na planilha de fluxo de caixa. Se possível, diariamente. Quanto mais detalhado for o fluxo de caixa, melhores e mais eficazes serão seus resultados.
Por que ter uma planilha de fluxo de caixa em sua empresa?
Ter uma planilha de fluxo de caixa em sua empresa significa ter o conhecimento da origem de todo o dinheiro recebido e do gasto na empresa e dessa forma. Portanto, significa ter mais organização.
Benefícios de fazer fluxo de caixa
Com a organização obtida com a implementação do fluxo de caixa, teremos consequentemente alguns benefícios diretos. São eles:
- Controle dos gastos
Controlar os gastos da empresa é primordial para manter a empresa funcionando de forma eficaz. O que pode ajudar nesse quesito é o nível de detalhamento: quanto maior, melhor o controle. Consequentemente, mais eficaz será o controle dos gastos.
- Conhecimento dos lucros
Conhecer os lucros de sua empresa, em sínteste é uma forma prática de saber até onde poderá ir os gastos. Dessa forma, possuir um conhecimento maior sobre a quantidade de dinheiro que está entrando ou que entrará, é uma grande estratégia financeira.
- Conhecimento dos prejuízos
Possuir um conhecimento prévio dos prejuízos que podem alcançar sua empresa pode evitar que eles ocorram ou que ocorram em grande intesidade. Em outras palavras, os prejuízos podem acabar com sua empresa. Para que isso não ocorra, então é necessário que eles não sejam uma surpresa.
- Estratégia financeira
Possuir conhecimento dos lucros, prejuízos e ter um controle eficaz dos gastos está relacionado a uma estratégia financeira eficaz. A estratégia financeira será feita com base nas informações obtidas com o fluxo de caixa.
Enfim, a importância do fluxo de caixa é imensurável. Ele pode transformar a realidade financeira da sua empresa rapidamente e te auxiliar em diversas questões como:
- Possibilidade de novas contratações / Necessidade de demissões
- Inserir / Retirar produtos
- Diminuir gastos
- Capacidade de criar promoções
Dicas para implementar o fluxo de caixa
Implementar o fluxo de caixa em sua empresa é uma excelente estratégia, mas precisa ser feito da forma correta para que traga todos os benefícios que relatamos. A princípio, você precisa de uma planilha ou sistema ou aplicativo, juntamente com um treinamento para executar de forma correta. Ainda sim, é preciso ter honestidade e comprometimento contínuo.
Utilizando a planilha de Fluxo de Caixa
A planilha já está toda estruturada com as fórmulas prontas. Dessa forma, você precisa fazer apenas os lançamentos. Contudo, para que os controles funcionem corretamente, é também necessário você efetuar alguns cadastros básicos, como nomes de clientes, bem como o nome dos fornecedores. Mas fique tranquilo que iremos te auxiliar detalhadamente cada parte da planilha logo abaixo.
Conceitos
Plano de Contas: É a lista de contas que serve para registrar as atividades de uma empresa. Representado pela aba Cadastros
Receitas: É todo recurso proveniente da venda ou prestação de serviço de uma empresa. É lançado na aba ENTRADA.
Despesas: É todo gasto despendido pela empresa para manter suas operações. É lançado na aba SAÍDA
Configurações Básicas
Inicialmente ao abrir a planilha, preencha o nome da empresa, nome do responsável e também o valor inicial em que inicia o controle.
No menu superior, clique em "CADASTRO" e faça o cadastro das contas de receita e despesa no plano de contas. A planilha já está com alguns valores preenchidos como sugestão, mas você poderá apagar (utilize o "DELETE") o texto e preencher conforme sua necessidade. Além disso, faça o cadastro dos clientes e fornecedores antes de registrar as entradas ou saídas.

Lançamento das Receitas
No menu superior, clique em "ENTRADA" e inicie o preenchimento das suas receitas. Nas colunas de "Plano de Contas" e "Cliente", não é necessário digitar. Basta apenas clicar na célula e escolher nas opções os registros que você já cadastrou (etapa anteriormente explicada). Para a coluna "Descrição", você poderá incluir observações importantes. Caso a operação já tenha sido paga, indique o status "PAGO". Você precisa indicar esse status para que a planilha considere o valor nos cálculos.

Lançamento das Despesas
No menu superior, clique em "SAÍDA" e inicie o preenchimento das suas despesas. Para as colunas "Plano de Contas" e "Fornecedor", escolha as opções clicando na célula. Se a operação estiver finalizada, selecione "PAGO" para o status.

Acompanhamento Diário
No menu superior, clique em "FLUXO DIÁRIO" para fazer o acompanhamento diário do seu fluxo de caixa. Para isso, basta apenas escolher o mês. Quando estamos nesse nível (análise do dia), apenas as operações do dia são consideradas.

Dashboard
Nesse painel você poderá acompanhar a saúde financeira da sua empresa de forma prática e rápida, através da tabela resumo e dos gráficos. Nessa seção, não é necessário configurar nada. Tudo funciona de maneira automática, recolhendo os dados que você inseriu em outras abas e trazendo de forma resumida para a sua gestão.

Excelente trabalho Matheus, Parabéns!! vou recomendar…
Abrazos e sucesso….
Grande Diegão!
Obrigado pelo apoio!
Grande abraço.
muito bem planejado,
ela esta bloqueada para alteração,
poderia passar a senha
Olá Rogério.
Obrigado pelo comentário.
Colocamos senha para manter nossa autoria no trabalho. Foram horas investidas. Esperamos que aproveite bem.
Grande abraço