A curva ABC é uma técnica utilizada para classificar itens de acordo com a importância deles. Essa técnica é baseada na Análise de Pareto (em homenagem à Vilfredo Pareto), que determina categorias de produtos devido ao seu valor.
Nas empresas, é amplamente utilizada na administração de estoques e nos mostra que em poucos produtos, há uma grande concentração de valor. Essa conclusão pode ajudar em decisões estratégicas da empresa, que poderá focar em poucos itens para ter grande retorno.

Como é feita a classificação de uma curva ABC?

A classificação dos itens é feita com 3 classes: A, B e C.

A classe A tem maior importância. Com quantidade pequena de itens mas com representatividade alta do seu estoque, algo em torno de 65% do valor total.

As classes B e C possuem mais itens porém tem relevância menor. A classe C por exemplo, normalmente é composta de muitos itens que se somados representam em torno de 15% do valor do seu estoque.

Os parâmetros de representatividade podem alterar de negócio para negócio ou de acordo com controles estabelecidos pelo gestor.

Como gerar a curva ABC?

Para gerar a classificação dos itens e sua curva, você deve ordenar seus itens conforme seu valor, do maior para o menor. Fazer o cálculo da representatividade daquele item sobre o estoque total. Utilizar essa porcentagem e criar uma porcentagem acumulada, item a item. A partir da definição de representatividade das classes, classificar seus itens em A, B e C.

Nesse exemplo, utilizamos os itens A como 75% do estoque e itens B como 20% do estoque. Consequentemente, itens C com 5%.

Fazer esse cálculo por parecer um pouco demorado para quem não tem muita habilidade com o excel, mas temos uma ótima notícia:

Quer uma planilha para gerar a curva ABC automaticamente para você?

Criamos uma planilha excel para gerar essa classificação e o gráfico ABC. Tudo de maneira automática. Tudo foi detalhadamente configurado e apresentamos ela para você:

Configurando as classes

Na tela inicial, você deve configurar a representatividade de cada classe. A classe C é consequência dos valores adotados para as classes A e B. Obviamente, os valores não podem ultrapassar 100%. Caso isso aconteça, a planilha automaticamente gera os valores de 75%, 20% e 5% (respectivamente para as classes A, B e C) para preservar o conceito aplicado.
Após configurado as classes, clique no botão ESTOQUE.

Inserindo informação de estoque

Nessa seção, você irá inserir sua informação de estoque. Você deverá apenas preencher as 3 colunas do meio, que tem o aviso superior “INSERIR INFORMAÇÃO”. As colunas “Item” e “Classificação” são automáticas com o seu preenchimento.
Perceba que a planilha já está fazendo a classificação de seus itens em A, B e C baseado nas porcentagens definidas na seção inicial.

Tabela ABC

Para visualizar seus dados corretamente classificados e ordenados, clique no menu superior em “TABELA ABC”.

Veja que todos seus itens estão classificados e ordenados. Tudo de maneira automática.

Observação: Nessa seção não é necessário inserir informação alguma.

Dashboard / Gráficos

Para visualizar o dashboard com gráficos, clique no menu superior em “DASHBOARD”.

Nessa seção criamos a curva ABC e outros cards informativos para facilitar a gestão de seu estoque.

Faça o download da planilha!