ESQUECEU SUAS INFORMAÇÕES?

Contar itens não duplicados

/ / Fórmulas

Certamente essa é uma dúvida bem frequente de quem utiliza o Excel: Você deseja contar quantos itens possuem uma lista, descartando os duplicados. Nesse tutorial, você saberá como fazer uma fórmula para resolver esse problema.

01

Para resolver esse problema, a maioria das pessoas utilizam o atalho de remover duplicatas (Menu Dados, Remover Duplicatas), fazendo com que os itens repetidos sejam deletados e assim é possível contar quantos itens foram inseridos. Porém, em certos casos você não pode apagar esses itens e mesmo assim deseja saber quantos itens não repetidos foram contados. Veja o exemplo ao lado ilustrando uma contagem de itens. Na primeira coluna, o tipo do item, na segunda a localização do item e na última, seu quantitativo. Você deseja saber quantos tipos de itens foram encontrados.

02

Como são poucos itens, notamos visualmente que são apenas 4 tipos de item: A, B, C e D. Porém, em uma lista maior, como faríamos isso no Excel? Iremos solucionar utilizando uma fórmula no modo matricial. Para ativar o módo matricial de uma fórmula, você deve digitar toda a fórmula e ao invés de apertar ENTER, você deverá apertar CTRL + SHIFT + ENTER. É extramente importante realizar esse procedimento correto, caso contrário o modo matricial não funcionará. Utilizaremos a fórmula =SOMA(1/CONT.SE(A2:A9;A2:A9)). A faixa (A2:A9) deve conter apenas o intervalo com dados, não deixando linhas em branco. Após feito todos esses passos corretamente, você verá que a fórmula ficará entre chaves: “{” , “}“. Veja que o resultado obtido é 4.

NOVIDADES E DESCONTOS

Quer receber descontos em nossa loja e ser avisado de novos arquivos?

2 Comentários to “Contar itens não duplicados”

  1. Marcelo Oliveira disse: Responder

    A formula esta show, mas caso eu precise colocar mais itens e ja queira deixar a formula preparada para isso, mas com campo vazio sem anular a formula?

    1. zeplanilha disse: Responder

      Olá Marcelo,

      A pergunta é boa. Insira uma tabela (via Inserir > Tabela) com o nome de “Tabela1”. Utilizando os mesmos dados desse tutorial, a fórmula ficará:
      {=SOMA(1/CONT.SE(Tabela1[ITEM];Tabela1[ITEM]))}

      Pronto, sua fórmula está apta a receber novos itens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUBIR