ESQUECEU SUAS INFORMAÇÕES?

Como extrair o primeiro nome

/ / Fórmulas

Em um relatório, você pode ter a necessidade de utilizar apenas o primeiro nome de uma determinada pessoa, descartando o(s) sobrenome(s). No Excel, há uma maneira rápida para automatizar essa edição sem precisar deletar o sobrenome.

01

Segue uma relação de nomes e seus sobrenomes.

02

Na célula B1, iremos inserir a seguinte fórmula: =ESQUERDA(A2;(PROCURAR(" ";A2)-1)). Veja que somente o primeiro nome irá aparecer.

ENTENDENDO O CÓDIGO

01

A fórmula ESQUERDA retorna um número específico de caracteres, sempre da esquerda para a direita. Veja o exemplo ao lado, quando utilizado a fórmula ESQUERDA. O primeiro atributo é o texto completo que você deseja extrair, que nesse caso é a célula A3, que possui a informação “Thiago Silva”. O segundo atributo é o número de caracteres que você deseja extrair. Nesse exemplo, foi utilizado 05. Veja que o resultado é “Thiag” que são os 05 primeiros caracteres

02

A fórmula PROCURAR localiza uma determinada palavra ou conjunto de caractere e informa em qual posição ela está. O primeiro atributo é a palavra/caractere que deseja procurar. Nesse exemplo, foi utilizado a expressão " " (espaço entre aspas). O segundo atributo é onde ele deverá procurar, que nesse caso é a célula A4, que contém a informação “David Luiz”. Nessa fórmula, o excel irá informar em qual posição está o espaço. O resultado obtido informou que está na 6ª (sexta) posição.

03

Agora una as duas fórmulas. Utilize a fórmula ESQUERDA, e o número de caracteres a ser definido pela fórmula PROCURAR. Ao procurar onde está o espaço, você saberá o número de caracteres que possui o primeiro nome. Subtraia 1 caractere para retirar o espaço. Pronto! Veja o resultado aplicado para todos os nomes da planilha.

NOVIDADES E DESCONTOS

Quer receber descontos em nossa loja e ser avisado de novos arquivos?

3 Comentários to “Como extrair o primeiro nome”

  1. Janssen Ronier disse: Responder

    Muito obrigado pela dica! Ajudou muito!
    Parabéns pelo site!

  2. Vinícius disse: Responder

    Ótimo! Muito útil, obrigado!

  3. Victor disse: Responder

    Perfeito. Solução sem enrolação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUBIR